sábado, 15 de dezembro de 2012

CULINÁRIA POR HELÔ ABREU

Este mês trago a receita de uma Torta de Natal. É uma receita tradicional da nossa família há décadas... Ela já tem mais de 40 anos. É a Torta de Natal da Vó Lídia. Foi com ela que eu comecei a aprender cozinhar. 
Não importa se ela apareça com outras sobremesas deliciosas na Ceia, importa estar sempre presente. Ela completa a presença da Vó Lídia nos nossos Natais. 
A Vó Lídia já nos deixou, no entanto, a Torta de Natal ainda é presença garantida na mesa da Ceia todo ano. Depois de devorá-la, acho que esta receita vai se tornar tradição na sua família também... 
Recomendo servir tipo Brownie com Sorvete. Torta de Natal com Sorvete. Pode ser, mas não é necessário. Ela em si é um show de gostosa! 
Ingredientes 
Bolo de Nozes 
9 ovos (separados as gemas das claras) 
2 xícaras (chá) de açúcar refinado 
220g de nozes moídas 
2 colheres (sopa) de farinha de rosca 
Quindim 
9 gemas
1 xícara (chá) de açúcar 
1 coco ralado 
½ xícara (chá) de leite 
25g de manteiga sem sal derretida 
Manteiga e açúcar para untar a forma 
Modo de preparo 
Bolo de Nozes 
Unte uma forma com manteiga e cubra com papel manteiga. Pré-aqueça o forno á 180ºc. Na batedeira, em velocidade alta, bata as gemas com metade do açúcar até obter um mistura fofa e esbranquiçada. Reserve. 
Na batedeira bata as claras até o ponto de pico mole, adicione a outra metade do açúcar e bata até virar um merengue. 
Adicione 1/3 do merengue as gemas batidas e adicione as nozes moídas com a farinha de rosca, misture bem. Adicione o restante do merengue delicadamente. 
Coloque na forma untada e asse por cerca de 20 a 30 minutos ou até que fique dourado. Espere esfriar e reserve. 
Quindim 
Unte uma forma do mesmo tamanho que a forma do bolo de nozes (20 cm) com manteiga e açúcar refinado. 
Com uma espátula, misture as gemas e o açúcar até obter uma mistura homogênea. Misture o coco, o leite e a manteiga até ficar homogêneo. Junte as duas misturas e coloque na forma untada. Asse á 155° em banho maria. 
Montagem do bolo 
Coloque o bolo numa bela travessa. Coloque o quindim em cima da base do bolo. Decore como preferir: use merengue, nozes, cerejas e folhas feitas com pasta para flores.
Fonte: Jornal EI!
Imagem: cedida por Helô Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário