segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

DIABETES: SECRETARIA DE SAÚDE DE NITERÓI FORNECE KITS PARA MONITORAR GLICOSE

Aparelhos serão fornecidos em comodato aos pacientes com diabetes em uso de insulina

Pacientes cadastrados no Programa Municipal de Hipertensão e Diabetes e que fazem uso de insulina já podem solicitar na unidade de saúde mais próxima de casa um kit composto de um glicosímetro (aparelho de monitoração da glicemia) e as fitas reagentes para acompanhamento diário das taxas de glicose no sangue. Para ter direito a receber os insumos, o usuário deverá ir à unidade de saúde para cadastramento no Sistema Hiperdia e posteriormente abrir processo administrativo, no Protocolo Geral da fundação, contendo nome, endereço, comprovante de residência, bem como prescrição e laudo médicos comprovando o uso da insulina. 
As portas de entrada para o programa de diabetes e que garantem o acesso dos usuários aos kits, por meio do Sistema Hiperdia, são as unidades básicas de saúde, os módulos do Programa Médico de Família e as Policlínicas Regionais e Comunitárias. Nas unidades de saúde é possível realizar o tratamento com médicos, nutricionistas, enfermeiros e outros profissionais de saúde, além de participar de grupos educativos. As unidades vêm realizando pelo menos um evento a cada dois meses, em parceria com os alunos e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), envolvendo as áreas de medicina, enfermagem e nutrição. O objetivo do evento multidisciplinar, além de fazer captação de demanda de usuários portadores, ainda sem diagnóstico, é a reeducação alimentar e o incentivo às atividades físicas dessa parte da população, buscando sensibilizar os pacientes já cadastrados, mas que faltam aos encontros. 
De acordo com os organizadores, as equipes prestam esclarecimentos e oferecem atendimento aos usuários sobre duas doenças silenciosas - hipertensão e o diabetes - que, se não tratadas, aumentam o risco de doenças vasculares, como enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e enfermidades dos membros inferiores. Esses agravos constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. Na ocasião, durante os encontros, também são exibidos vídeo e acontecem palestras educativas. 
Outra estratégia é a captação das pessoas que não sabem ter Diabetes por meio de Campanhas como a realizada recentemente pela Coordenação de Diabetes e Hipertensão da FMS, no Dia Mundial do Diabetes, no último dia 14, na qual foram avaliadas mais de 200 pessoas na Praça da República. As que apresentaram fatores de risco (sobrepeso, aumento da circunferência da cintura, alteração da glicemia capilar ou pressão arterial) foram encaminhadas para tratamento nas unidades de saúde. 
A hipertensão arterial e o diabetes mellitus representam dois dos principais fatores de risco cardiovascular, contribuindo decisivamente para o agravamento dos índices da doença no cenário nacional, que tendem a crescer nos próximos anos, não só pelo crescimento e envelhecimento da população, mas, sobretudo, pela persistência de vários fatores de risco, como o tabagismo, a inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, a dislipidemia (altos níveis de gorduras circulando no sangue) e o consumo de álcool. 
O Protocolo Geral da FMS está situado à Avenida Amaral Peixoto, 171, 4º andar, Centro.
Fonte: Ascom/FMS
Imagem: planodesaudesenior.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário