domingo, 9 de dezembro de 2012

ISLÂNDIA: ENERGIA LIMPA E TRANSMISSÃO ESTILOSA



O país se orgulha em ser o único autossuficiente em energia renovável
Em tempo de preocupação com a sustentabilidade do planeta, a questão energética surge como ponto chave da discussão: como enfrentar a demanda de energia no mundo sem afetar ainda mais a natureza?
A Islândia está fazendo a sua lição de casa. O país produz mais eletricidade per capita do que qualquer outro, sendo quase toda ela proveniente tanto de rios alimentados por geleiras como por vapores de aberturas geotérmicas. A política energética da Islândia está sabendo tirar proveito do calor subterrâneo. A mesma força que pode causar destruição na erupção de vulcões gera calor e energia para grande parte do território islandês, famoso pelos gêiseres.

Além de limpa, a energia produzida na Islândia é também barata. Os kilowatt-hora da ilha custam cerca de metade da taxa média de varejo dos Estados Unidos. A nação se orgulha em afirmar que é, hoje, o único país autossuficiente em energia renovável, com 100% da eletricidade vindo de fontes limpas e a caminho de deixar o setor de transportes e a frota pesqueira, que ainda emitem gases de efeito estufa, com o mesmo status.
O País também está considerando inovar nas torres de transmissão da energia dos geradores até os centros consumidores. Em agosto de 2010 o escritório norte-americano COI + Shine foi o vencedor do prêmio da Boston Society of Architects Unbuilt Architecture que propõe mudar a estética das torres de transmissão da companhia de energia da Islândia. No projeto, chamado "Terra dos Gigantes” as torres de transmissão ganham formas humanas mostrando movimentos variados, como escalar uma montanha ou acenar cumprimentando, umas às outras. Com 45 metros de altura, as torres são projetadas para serem construídas em grande parte com materiais recicláveis, como aço e vidro.
Com sensibilidade e criatividade a proposta é unir praticidade e beleza aos simples postes gigantes a que estamos acostumados.
Imagem: euconsumo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário