quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

MACACO MURIQUI: CANDIDATO A MASCOTE DAS OLIMPÍADAS 2016

A campanha para que o macaco muriqui se torne símbolo dos Jogos Olímpicos foi lançada pelo governo do Rio e já conta com o apoio de empresários e artistas como Eike Batista, Chico Buarque, Camila Pitanga, entre outros. 
A jornalista Mirian Leitão também abraçou a causa. Ela visitou uma reserva ambiental em Caratinga (MG) para mostrar um pouco da vida desses animais da Mata Atlântica em seu programa de TV. A reserva foi criada pelo fazendeiro Feliciano que, em 1940, resolveu lutar sozinho pela vida dos muriquis que, já naquela época, estavam desaparecendo. Após a morte de Feliciano, a família transformou a área em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, que hoje abriga uma população de cerca de 350 macacos. No Brasil inteiro existem apenas 1.300 animais da espécie. 
Segundo a reportagem, o muriqui é o maior macaco da América Latina e pode atingir até um metro e meio de altura e sua preservação é importante, porque eles são fertilizadores da floresta. Uma das características mais interessantes desse animal é o fato de que entre eles não exista nem macho nem fêmea dominante. Eles são animais solidários e atuam harmoniosamente em equipe. 
“Essa é uma história linda que mistura preservação com ciência. Nossa equipe passou três dias andando na mata! O Muriqui é um dos candidatos à mascote das Olimpíadas de 2016 no Brasil e já tem o apoio da Conservação Internacional!”, explicou a jornalista no documentário.
Fonte: Jornal EI!
Imagem: noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário