quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA

Todos nós sabemos que o óleo de cozinha não deve ser reutilizado. Reutilizar óleo para alimentação pode causar danos à saúde porque, durante a fritura, o superaquecimento provoca uma alteração química no produto contribuindo para o aparecimento de substâncias tóxicas como a acroleína, que é cancerígena. O óleo após usado se transforma em óleo saturado (gordura trans) responsável por problemas no coração. 
O meio ambiente também sofre com o despejo do óleo na natureza. É comum as pessoas descartarem o óleo usado no ralo da pia ou no vaso sanitário. Depois de algum tempo o óleo causa crostas na tubulação provocando entupimentos e atraindo ratos e baratas. Ao chegar a um rio, cada litro de óleo pode contaminar um milhão de litros d’água, danificando o meio ambiente e onerando em 100% o tratamento do esgoto. Estudos comprovam que uma família de quatro pessoas consome cerca de quatro litros de óleo, por mês. O que se pode fazer com o óleo que sobra das frituras? Ele pode ser encaminhado para reciclagem. Segundo o representante regional da Disk Óleo Vegetal, Davison Souza, é muito simples descartar corretamente esse material. “Basta ligar e cadastrar a residência ou prédio para que o carro da coleta vá até o local buscá-lo”. Davison não sabe precisar quanto de óleo é coletado em Niterói. “Várias empresas fazem esse recolhimento mas, só onde eu trabalho, recolhemos cerca de 200mil litros de óleo por mês”. Souza explica que recentemente as empresas recolhedoras formaram uma Cooperativa, a Coop Brilho, que vai fazer uma usina de reciclagem, em Duque de Caxias. 
Dependendo da quantidade de óleo doada, o doador pode receber alguns produtos em troca. No entanto, para Davison, a maior vantagem do recolhimento é “que esse óleo em decomposição gera gás metano que é muito tóxico para a água, para o solo e grave destruidor da camada de ozônio”. 
Contatos com Davison Souza: (21) 7899-0544
Imagem: anacristinablogs.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário