quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

RIO 41º - COMO SE PREPARAR PARA O CALORÃO?


O serviço de metereologia adverte: o calor vai continuar.


Ontem, na cidade do Rio foi registrada a maior temperatura desde 1915 quando foram iniciadas as medições. Numa escala de 1 a 4, a temperatura atingiu o nível 3 em risco para saúde.
Por que está fazendo tanto calor? O que podemos fazer para amenizar esta situação?
Esse foi o tema da entrevista com o comentarista de meio ambiente, Sérgio Besserman, para o jornal Bom Dia, Rio.
Segundo Sérgio Besserman, um dos motivos certo para as altas temperaturas são as ilhas de calor. As construções de concreto, o asfalto, a falta de árvores... “Isso nas grandes cidades acrescenta alguma temperatura ao calor que já seria forte. Quanto às mudanças climáticas e o aquecimento global do planeta,  ainda não dá para dizer que tem uma relação com este calor. Mas, ainda assim, a ciência das mudanças climáticas nos traz uma informação: já nos próximos anos nós vamos ver, várias vezes, esse calorão acontecendo” afirmou o entrevistado.
O que podemos fazer para amenizar esta situação?
“É preciso mudar cultura da cidade” afirma Besserman. Quem mora em casa e cimenta a sua área livre está contribuindo para aumentar a temperatura. O ideal seria que esses espaços fossem ocupados com árvores. “As árvores podem reduzir entre 1grau, 1 grau e meio na temperatura ou até mais. Com a conscientização de que as árvores podem reduzir a temperatura, a família vai economizar no ar refrigerado ligando em uma temperatura menos baixa, ou as vezes nem ligando” explicou ele durante o programa.
Pintar os telhados das casas e dos prédios com tinta branca reflexiva melhora?
As pessoas que fazem isso teriam um benefício para a própria casa que, ficaria menos quente. “Se todo mundo fizesse isso já seria resolvido de 5 a 10% do aquecimento global no mundo. Não é pouca coisa” afirmou.
Como se proteger do calor do sol e da temperatura alta.
“Em Paris morreram 10 mil pessoas num calorão desses em 2003, por falta de informação. E essa informação é apenas aprender a se proteger” esclareceu o entrevistado. Aumentar o consumo de líquidos. Os idosos que ficam em casa devem ter acesso a líquidos o tempo todo. Para o futuro é preparar  a arquitetura das cidades. “Não vai dar para resolver a base do ar condicionado... É preciso mudar a tecnologia do ar condicionado. Ele esquenta muito o planeta”.
Imagens:

Imagens: pt-br.facebook.com
            dignou.org



             

Nenhum comentário:

Postar um comentário