domingo, 17 de fevereiro de 2013

ENERGIA O ANO INTEIRO


Economizar, para não faltar
O Brasil tem seu sistema elétrico muito dependente das usinas hidroelétricas o que deixa o país vulnerável à situação climática. Uma seca prolongada nas regiões das barragens pode resultar em grande problema cuja solução exija o racionamento de energia.
Em 2012, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste ficou menor que durante o mês de implantação do racionamento de energia elétrica de 2001. Os dados são do NOS. Segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica de Furnas, Fausto Costa, a situação da represa só deverá se normalizar daqui a dois anos. Por isso, precisamos buscar outros métodos que gerem economia o ano inteiro.
Para seguir economizando após o horário de verão é primordial a troca das lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas como as de LED e as fluorescentes compactas. Só esta mudança em uma residência de dois quartos gera, em um ano, uma economia de em trono de R$ 230,00, de acordo com estatísticas do Inmetro. Pintar o teto e as paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, também diminui a necessidade de utilizar diversos pontos de luz no mesmo cômodo. Evitar o uso de aparelhos elétricos durante o horário de pico (das 18h às 21h), e desligar equipamentos da tomada quando não utilizados, pode significar 12% de economia no consumo doméstico. Este é o que representa o gasto do modo stand bay em aparelhos como televisão, relógios digitais e outros. Ao trocar eletrodomésticos procure a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, que classifica a eficiência dos equipamentos em sete categorias, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).
Adotar essas atitudes e atentar-se para o consumo desnecessário de energia farão com que a conta de luz seja mais baixa.
Mas, muito além da economia financeira é preciso cuidar para que o fornecimento da energia seja garantida para todos, durante todo o ano. Numa situação mais dramática, pode-se ter o dinheiro para comprar, mas não se ter o produto para oferecer.
Já pensou nisso?
Imagem: extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário