quinta-feira, 28 de março de 2013

ENERGIA: SE ABUSAR PODE FALTAR


O sistema elétrico brasileiro é muito dependente das usinas hidroelétricas o que deixa o país vulnerável à situação climática.
Em 2012, o nível dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste ficou menor que em 2001, no período do racionamento de energia, lembra? Os dados são do ONS (Operador Nacional do Sistema). Apesar das chuvas dos últimos meses, os reservatórios das hidrelétricas dessas regiões estão 40% abaixo da média de março dos três anos anteriores e elas são responsáveis por 70% da capacidade de produção de energia com base em hidrelétricas do País.
Por isso, precisamos buscar outros métodos que gerem economia o ano inteiro. A mudança para lâmpadas LED e fluorescentes compactas em uma residência de dois quartos gera, em um ano, uma economia de em trono de R$ 230,00, de acordo com estatísticas do Inmetro.
Pintar o teto e as paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, também diminui a necessidade de utilizar diversos pontos de luz no mesmo cômodo.
Evitar o uso de aparelhos elétricos durante o horário de pico (das 18h às 21h), e desligar equipamentos com modo stand bay da tomada quando não utilizados, pode significar 12% de economia no consumo doméstico.
Ao trocar eletrodomésticos procure a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, que classifica a eficiência dos equipamentos em sete categorias, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).
Mas, muito além da economia financeira é preciso cuidar para que o fornecimento da energia seja garantida para todos, durante todo o ano. Numa situação mais dramática pode-se ter o dinheiro para comprar, mas não ter o produto para oferecer.
Já pensou nisso? 

Imagens: noticiascabana.blogspot.com
                  www.hesenergia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário