sábado, 6 de abril de 2013

HANAMI MATSURI – O FESTIVAL DAS FLORES DE CEREJEIRA




Por todo Japão está acontecendo o Hanami Festival, o festival das Flores da Cerejeira
Nessa época, que implica entre fim de março à meados de abril ou maio, dependendo da região, várias espécies de cerejeiras florescem nos parques, nos templos e outras áreas de lazer. Hanami Matsuri  significa “Contemplar ou apreciar” as flores de cerejeira, ou Sakurá como é chamado no Japão. Durante estes dias, nos locais da floração,  são organizados festivais para que os japoneses e também os turistas estrangeiros  possam apreciar este espetáculo da natureza que dura pouquíssimos dias.



Nesse Festival, o foco principal é o Sakurá, símbolo da Primavera no Japão e são feitas diversas atividades, envolvendo esse tema. A principal atividade é com certeza, o tradicional piquenique sob as árvores repletas de flores da cerejeira. Essa tradição já existe há séculos e é praticada pela maioria das famílias japonesas durante o Equinócio da Primavera no Japão (o Shunbum no Hi).



No Brasil, no fim do inverno ou início da primavera algumas colônias japonesas também promovem o Hanami Matsuri. Em agosto de 2012 aconteceu a 34ª edição da festa organizada pela federação Sakura no Parque do Carmo, zona leste da cidade de São Paulo.

Fonte: Japão em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário