quarta-feira, 24 de abril de 2013

PARIS: A CIDADE LUZ MENOS ILUMINADA

A partir de julho Paris, a Cidade Luz, terá parte de sua iluminação apagada por determinação da ministra de Energia e Meio Ambiente, Delphine Batho. Escritórios, lojas, vitrines e edifícios públicos localizados principalmente na Champs-Elysées e na Avenida Montaigne terão que manter suas luzes apagadas entre 1h e 7h da manhã. O objetivo da medida é otimizar o uso de energia elétrica. 
O programa tem recebido críticas veementes desde seu anúncio no mês de dezembro. Comerciantes e empresários turísticos consideram a medida um reflexo da insensibilidade do governo à imagem da cidade como o primeiro destino turístico mundial. 
Na ideia original, desde janeiro de 2012, lojas e escritórios do centro de Paris apagam as luzes de neon instaladas nas fachadas, entre 01:00 e 06:00 da manhã. A ministra justifica a extensão do horário neste ano como uma contribuição para a mudança cultural na utilização energética. A meta é reduzir em 20% o consumo de energia para 2020. 
O que será avaliado nos próximos meses é se o programa não afetará as caminhadas noturnas dos turistas e dos habitantes de Paris que circulam pelos cafés e lugares típicos da capital francesa durante a madrugada. 
Claude Bolle, presidente da Associação de Comerciantes do Centro da cidade, não está de acordo com a proposta e teme que o turismo possa migrar para outras cidades, como Berlim, Londres ou Madri. 
Imagem: www.dicadanet.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário