quinta-feira, 11 de abril de 2013

PARQUE DA CIDADE - COMPROMISSO DE REVITALIZAÇÃO

Em 2011, fazendo uma matéria no Parque da Cidade conversamos com João Cardoso, que foi criado em Piratininga, mas há anos vivia em Maringá. Ele nos falou da saudade que sente do local: “Nos anos oitenta, aqui já era ponto de encontro de pessoas que vinham para ver o pôr do sol e namorar. Alguém sempre trazia um violão e as músicas de Gilberto Gil eram as mais pedidas”, lembrou emocionado. 
Recentemente, a Prefeitura de Niterói anunciou o processo de revitalização e reestruturação do Parque da Cidade e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Daniel Marques Frederico, fala da possibilidade dos bons tempos estarem de volta. 
Atualmente sob a gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Parque da Cidade passou por um choque de ordem onde foram identificados os problemas existentes e anunciadas as obras consideradas necessárias. O secretário da pasta afirmou ao jornal EI! que a prefeitura pretende entregar para moradores e turistas um novo parque. “Ele será totalmente reformado, com novas trilhas e ciclovia, além de oferecer mais segurança para seus frequentadores. Nosso objetivo é fomentar um turismo sustentável”, afirmou Daniel. Num primeiro momento, foram interditados os parapeitos do local que se encontravam enferrujados. “Nesses parapeitos, os visitantes se apoiavam para assistir aos voos de asa delta ou apreciar a vista, se expondo ao risco. Eles serão substituídos por outros, de madeira plástica, muito mais adequada ao local, que é afetado pela maresia”, afirmou o secretário. 
O secretário informou que a cantina também foi desativada e o local passará por reformas em toda estrutura, bem como o prédio da sede e suas dependências. “Em seguida, será iniciada a implantação de infraestrutura, como ciclovias, verificação de galerias pluviais, operação tapa buraco e tudo o que for necessário para reorganizar o parque e seus acessos”, garantiu Daniel. 
Pensando na segurança dos frequentadores e esportistas que buscam o parque nos seus dias de lazer, o secretário afirmou: “Haverá sempre a presença de uma viatura policial, guardas para orientar o trânsito e pessoal habilitado para organizar estacionamento”. 
O projeto inclui a colocação de lâmpadas Led em todo o espaço. “É para que se possa aproveitar mais o parque; para se apreciar o pôr do sol e também durante a noite. Nos fins de semana ele poderá vir a funcionar até às 22h”, informou o secretário que disse confiar no sistema de segurança que está previsto. Segundo as informações toda obra será feita com cuidado e respeito ambiental: “Queremos revitalizar o parque e preservar o meio ambiente. Lá existem espécies nativas interessantes que vamos catalogar”, adiantou Daniel Marques. 
O secretário afirma que “encerradas as primeiras obras de infraestrutura com reparos emergenciais será iniciado o processo de estruturação geral do local que deverá estar pronto em três meses”.

Imagens: Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário