quinta-feira, 4 de abril de 2013

PROGRAMA TENDAS DA INCLUSÃO

Pensando na parcela da população que possui transtornos psiquiátricos e de comportamento ou convivem com histórico de consumo de drogas, fracasso escolar e traumas causados por abuso sexual, vários setores da UFF criaram o Programa Tendas da Inclusão. O atendimento é realizado em tendas montadas no pátio do Geal, na Avenida Jansen de Mello, 174, no Centro de Niterói. As tendas funcionam ainda de forma itinerante, sendo levadas mensalmente a comunidades e escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Há ainda crianças que encontram-se em situação de abandono em abrigos comunitários e adolescentes que se envolveram com o mundo do crime, necessitando de atenção especial. 
O projeto tem o objetivo de realizar o atendimento em um ambiente acolhedor e envolver a criança e o adolescente em oficinas de arte, leitura, jogos e brincadeiras sem a obrigatoriedade da presença do psiquiatra e do tratamento com medicamentos. 
O programa já atendeu a mais de cinco mil crianças e adolescentes, a maioria oriunda de favelas e da periferia de Niterói e São Gonçalo. Confome o problema apresentado pela criança ou adolescente, ele será encaminhado para a Tenda do Saber (fracasso escolar), da Saúde (dependência química), do Corpo e Movimento (violência familiar e/ou abuso sexual), dos Contos e Fábulas (rejeição e abandono), dentre outras especialidades.
Imagem: uff.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário