segunda-feira, 27 de maio de 2013

CARTÃO DO SUS - VOCÊ JÁ FEZ O SEU?

O cartão SUS, também conhecido como Cartão Nacional de Saúde, já é obrigatório para que qualquer pessoa seja atendida pelo SUS (postos de saúde, UPAs ou hospitais). Desta forma, os atendimentos de pacientes na rede pública sem o documento só estão sendo realizados naqueles casos mais urgentes e de emergência. Portanto, após fazer o cartão, nunca deixe de levá-lo em sua carteira, principalmente quando for viajar. 
Documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento público de saúde, o cartão possui numeração única e é aceito em todo o território nacional. Ele possibilita marcar consultas e exames, ter acesso a medicamentos e a cirurgias, entre outros procedimentos realizados através do SUS. 
O cartão pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde do seu município, preenchendo o formulário que será fornecido. Este documento serve, ainda, para levantar dados para pesquisas sobre como anda a saúde no Brasil. 
Além de procurar a unidade de saúde municipal mais próxima da sua casa, você também pode obter maiores informações sobre o cartão do SUS através do Portal da Saúde (www.portalsaude.saude.gov.br) ou por meio do telefone 136. 
Documentos necessários para solicitar o cartão: carteira de identidade; certidão de nascimento ou casamento; CPF e comprovante de residência.
Imagem: mundodasdicas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário