segunda-feira, 13 de maio de 2013

CULINÁRIA POR HELÔ ABREU

A batata foi para a Europa logo a seguir à chegada dos europeus à América do Sul. Mas na altura, os camponeses olhavam-na com apreensão e receio. Foi considerada maléfica, cheia de energias negativas, associada à bruxaria e venenosa, por isso a sua expansão, no início, foi lenta. Conta-se que em França, Antoine-Augustin Parmentier, a quem se deve a invenção da batata frita, foi um dos grandes defensores deste tubérculo, dizendo que não era venenoso e que os seus concidadãos não deveriam ter receios em o consumir. 
Parmentier influenciou o rei Luís XVI e foi este, com um pequeno truque, que conseguiu convencer os camponeses a cultivar a batata. O rei mandou semear um campo de batatas perto de Paris e colocou uma guarda real a vigiar o campo. Os camponeses curiosos começaram a questionar o que seria que ali estava cultivado, por certo algo valioso para estar a ser protegido com tais medidas de segurança. Finalmente, quando as batatas estavam prontas a sair da terra, o rei mandou retirar a guarda durante a noite e aguardou. Passado pouco tempo, as batatas foram sendo roubadas e assim começou a expansão da pomme de terre (maçã do chão). Hoje em dia quando encontramos numa ementa a inclusão de pratos à Parmentier (ou à la Parmentier) significa que levam batatas na sua confecção. Ainda bem que Parmentier conseguiu influenciar o rei e que o consumo da batata se expandiu por todo o mundo. Hoje em dia, encontramos imensas variedades que podemos usar na nossa cozinha das formas mais variadas e criativas. 
Hoje trago para vocês um bolo de batata e chocolate que fiz para as Batatas de França. Este bolo fica macio e come-se a primeira fatia já pensando na segunda. 
BOLO DE BATATA E CHOCOLATE 
Ingredientes: 
200 g de purê de batata 
300 g de açúcar amarelo 
200 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente 
5 ovos 
70 g de chocolate 70% de cacau 
300 g de farinha com fermento 
1 dl de leite 
3 g de canela em pó 
1 colher de chá de extrato de baunilha 
Uma pitada de sal 
100 g de avelãs 
Manteiga ou óleo em spray para untar forma 
Açúcar em pó para polvilhar 
1. Para preparar o purê cozer a batata cortada em cubos. Depois de cozida escorrer e reduzir o purê com um esmagador de batata. Deixar esfriar. 
2. Com uma faca picar o chocolate. 
3. Bater o açúcar com a manteiga. 
4. Juntar as gemas uma a uma e bater entre cada adição. 
5. Juntar o purê de batata frio, o chocolate picado, a farinha, o leite, o extrato de baunilha, a canela e o sal. Mexer muito bem. 
6. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. 
7. Envolver as claras batidas na massa. 
8. Colocar a massa numa forma redonda com fundo amovível, forrada com papel vegetal untado com manteiga ou com óleo em spray. 
9. Dispor por cima da massa as avelãs cortadas ao meio. 
10. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 60 minutos. Antes de retirar o bolo do forno, verificar a cozedura com um palito. 
11. Servir o bolo polvilhado com açúcar em pó. 
As batatas deixam o bolo macio, fofo e delicioso. Quem preferir pode adicionar as avelãs à massa do bolo.

Imagem: cedida por Helô Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário