sábado, 18 de maio de 2013

HPV - HORA PARA VACINAR


UFF promove Marcha da Vacina contra o HPV
Sensibilizar as autoridades de saúde a lançar uma campanha eficaz de vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV. Esse é o objetivo da Marcha da Vacina, uma manifestação pacífica promovida pelo Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, da UFRJ.
A mobilização ocorre neste domingo, 19 de maio, das 10h às 13h, no calçadão da praia de Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace. Durante a ação, haverá coleta de assinaturas a favor da vacinação e distribuição de material educativo sobre a importância de combater o HPV. Também serão distribuídos DVDs do filme "Programa da Larah", um curta-metragem produzido por professores e alunos de Cinema da UFF, baseado no livro "HPV: que bicho é esse?", de Mauro Romero Leal Passos, chefe do Setor de DST da UFF.
A campanha integra a programação do 4º Simpósio de Papilomavirose Humana (HPV/DST in Rio 2013), realizado de 16 a 19 de maio, no Rio de Janeiro. "A ideia é ser, de forma pacífica, um contraponto à Revolta da Vacina. No início do século XX, era o povo que não queria a vacinação. Agora a população pede a vacina, falta o governo oferecer", afirma Mauro Romero, em referência à revolta de 1904, na qual a população se rebelou contra a vacinação obrigatória contra a febre amarela. Ele lembra que desde 2006 já está autorizada no Brasil a vacina quadrivalente (que protege contra quatro tipos do vírus: 6, 11, 16 e 18), mas que ainda não é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nem está disponível em campanhas de vacinação. O foco é vacinar principalmente crianças e adolescentes de ambos os sexos. Especialistas apontam que o ideal é que a vacina seja tomada no início ou na fase anterior à vida sexual, o que justifica a escolha do público-alvo.
O papilomavírus humano é o principal causador do câncer do colo do útero, doença que atinge a cada ano mais de 18 mil mulheres no Brasil e provoca quatro mil mortes por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer. O HPV é o quarto tipo de doença sexualmente transmissível mais comum no país, é responsável pelo surgimento de verrugas genitais e está associado a outros tipos de tumores malignos, como o anal, o de vagina, o de vulva e o de pênis.
Fonte: Setor de DST da UFF
Imagem:  blogmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário