quarta-feira, 8 de maio de 2013

SAL: ALIADO OU INIMIGO DA SUA SAÚDE?

O sal é essencial para a vida animal e é também um importante conservante de alimentos e um popular tempero. É do conhecimento da maioria da população que os portadores de hipertensão arterial (pressão alta) devem fazer uma dieta com o sal controlado. 
O sal muitas vezes passa despercebido em muitas preparações e alimentos industrializados. Devemos ter atenção a alguns alimentos que possuem alto teor de sódio e ingerimos sem perceber. 
Nos alimentos industrializados encontramos o glutamato monossódico (temperos prontos), a sacarina e o ciclamato (adoçantes artificiais), cloreto de sódio, bicarbonato de sódio. Uma atenção especial deve ser dada aos produtos zero, diet e light. Vale a pena ler os rótulos e ver a concentração de sódio. 
Procure reduzir o consumo destes temperos prontos fazendo a substituição por ervas e especiarias. Boas opções são o orégano, alecrim, sálvia, alfavaca e manjericão, a cebolinha, a salsa e o alho porró, manjerona. 
Deve-se ter atenção à leitura dos rótulos dos alimentos à palavra sódio, pois quanto maior concentração de sódio estiver no alimento, mais salgado ele será. Outros alimentos ricos em sódio são: os salgados (carnes salgadas, peixes, bacalhau), os embutidos como salame, salaminho, linguiça, salsicha, presunto, as conservas que são geralmente em água e sal, frutos do mar e algas. 
Vale a pena lembrar que a organização mundial da saúde recomenda o consumo médio de cinco gramas diários de sal para um individuo adulto. Cada grama de Sal possui 400 mg de sódio portanto a recomendação da organização mundial de saúde é de 2000mg de sódio por dia. 
Quer saber mais sobre nutrição visite o site www.suelyiglesiasnutricionista.com 

Suely Iglesias Nutricionista Av. Sete de Setembro 317-302 Jardim Icaraí Niterói 
Tel: 7374-1351 / 9683-1419

Imagem: cedida por Suely Iglesias

Nenhum comentário:

Postar um comentário