terça-feira, 28 de maio de 2013

UNIVERSIDADES E ESCOLAS FEDERAIS DO RIO APRESENTAM PLANO PARA AS OLIMPÍADAS DE 2016

Sete instituições federais de ensino do estado do Rio de Janeiro uniram esforços para elaborar projetos para sustentabilidade, capacitação da mão de obra e para pensar nos impactos gerados na capital e em seu entorno. Com foco no potencial de desenvolvimento e no legado gerado a partir das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, o grupo elaborou o Plano de Desenvolvimento do Consórcio Acadêmico Rio 2016, entregue na última quinta-feira, 23 de maio, no Ministério da Educação (MEC). A proposta agora será apreciada pelo MEC. 
O documento sintetiza o que as instituições integrantes do consórcio planejam em termos de ações de ensino, pesquisa e extensão que possam colaborar com os jogos olímpicos e paralímpicos, em atividades conjuntas e específicas por instituição. Os projetos estão alinhados a oito eixos de atuação: Arte e Cultura; Capacitação Técnica; Conhecimento e Informação; Gestão de Turismo; Inclusão e Acessibilidade; Materiais, Equipamentos e Instalações; Meio Ambiente; e Rendimento e Saúde. 
Além da Universidade Federal Fluminense (UFF), fazem parte do Consórcio Acadêmico Rio 2016 a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), o Colégio Pedro II (CPII), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). A escolha das instituições levou em conta a proximidade geográfica com os locais de realização do evento e a capacidade de apresentação de soluções para problemas sociais que sirvam de legado e contribuam com o desenvolvimento local, regional e nacional. O consórcio é uma iniciativa do MEC em conjunto com o Ministério dos Esportes e a Autoridade Pública Olímpica (APO), autarquia criada para coordenar os preparativos para as Olimpíadas de 2016.
Imagem: universodobrasil2.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário