segunda-feira, 24 de junho de 2013

NITERÓI: ÁRVORES EM RISCO

É preocupante a notícia de que está em andamento um projeto de lei visando remanejar as árvores das ruas de Niterói e substituí-las por outras espécies mais adequadas à malha urbana. 
O verde urbano é extremamente frágil e as árvores adultas que o compõe sofrem profundas agressões no dia a dia, como podas mal feitas, condições de solo inadequado, ataque por pragas entre outras. Estudos comprovam que a quantidade de árvores que morrem ou são cortadas é maior do que as novas que conseguem vingar. 
Nas cidades as árvores são importantes para a qualidade de vida dos habitantes do local e cumprem uma função ambiental importante que deve ser levada em conta antes de qualquer interferência, seja o corte ou o remanejamento. Essas atitudes podem resultar em uma crescente falta de arborização cujas consequências lamentaremos em um futuro próximo. 
O ser humano falhou ao projetar as cidades não levando em conta os aspectos naturais do meio ambiente. Rios foram canalizados, florestas foram sacrificadas. O correto seria desenvolver o projeto respeitando a natureza. O preço que estamos pagando por este equívoco é muito alto. 
Levar em frente um projeto que arrisca a vida de inúmeras árvores para manter a obsoleta rede elétrica aérea não seria continuar no erro?
Imagem: www.clasf.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário