sábado, 22 de junho de 2013

VISITA DA FONDATION ALLIANCE FRANÇAISE DE PARIS EM NITERÓI

Neste mês de junho, a Aliança Francesa de Niterói recebeu a visita da representante da Fondation Alliance Française de Paris, Marie Grangeon-Mazat e do Delegado Geral da Aliança Francesa no Brasil. 
Aproveitando uma reunião de trabalho na Delegação das Alianças Francesas do Brasil no Rio de janeiro, ela atravessou a baia de Guanabara para conhecer a sede de Niterói, encontrar-se com o comitê (Rivo Gianini, Luiz Roberto de Araujo) e a diretora, Stéphanie Brémaud, e falar dos objetivos de curto e mediano prazo. 
Muito satisfeita ao ver a posição de destaque que a Aliança Francesa ocupa em Niterói, exaltou o trabalho que aqui vem sendo realizado: um esforço conjunto da direção, comitê, professores e funcionários. 
Após a visita, Mme. Marie Grangeon-Mazat conheceu alguns pontos turísticos e culturais da cidade, tais como a MAC, o Caminho Niemeyer e o Parque da Cidade.
A Aliança Francesa no Mundo 
Criada em 21 de julho de 1883 por um grupo de personalidades, dentre as quais Paul Cambon, Ferdinand de Lesseps, Louis Pasteur, Ernest Renan, Jules Verne e Armand Colin, a Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesa fora da França. Para tanto, ela promove o ensino do francês como língua estrangeira e concede certificados específicos de proficiência e conhecimento linguísticos. 
A rede da Aliança Francesa compreende escolas na França para a recepção de estudantes estrangeiros e mais de 1.000 estabelecimentos instalados em 130 países, onde estudam cerca de 400.000 pessoas. 
Ciente de que a língua francesa tem extrema importância no cenário mundial, tanto nas artes e cultura, quanto na diplomacia, nos negócios e nos estudos, a instituição mantém vivos os ideais da época de sua fundação. 
A Aliança Francesa no Brasil (, composto por 40 sedes, maior rede mundial...........) visa, por tanto, a excelência do ensino da língua em seu sentido maior: não apenas pela prática de um idioma, mas incentivando o encontro e o intercâmbio entre as culturas brasileira e francesa, contribuímos para formação de cidadãos do mundo.
Na imagem: Stéphanie Brémaud, diretora da Aliança Francesa de Niterói, Rivo Gianini, presidente da Aliança Francesa de Niterói, Marie Grangeon-Mazat, representante da Fondation Alliance Française de Paris e Yann Lorvo, Delegado-Geral da Aliança Francesa no Brasil
Foto: cedida pela Aliança Francesa de Niterói 

Nenhum comentário:

Postar um comentário