quinta-feira, 20 de junho de 2013

VITAL BRAZIL ASSINA NOVAS PARCERIAS COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE

No dia 18 de junho, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou novos termos para produção de medicamentos biológicos no modelo competitivo de parceria entre laboratórios públicos e privados (Parceria para o Desenvolvimento Produtivo - PDP). O Instituto Vital Brazil, em Niterói, ficará com a responsabilidade de produção de quatro medicamentos (para tratamentos oncológicos e para artrite reumatóide). O objetivo é acelerar a produção nacional.
Os medicamentos serão os seguintes: Trastuzumabe, em parceria entre o laboratório público Vital Brazil e o laboratório privado Bionovis; Cetuximabe e Infliximabe, ambos em parceria entre os laboratórios públicos Vital Brazil e Biomanguinhos e o laboratório privado Bionovis, e Bevacizumabe, em parceria entre o laboratório público Vital Brazil e o laboratório privado Bionovis.
Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil, diz que é muito importante para a instituição participar da retomada da produção nacional de medicamentos. Com a assinatura dessa nova parceria, o Instituto Vital Brazil passará a produzir sete medicamentos biológicos: os quatro citados acima, além do Rituximabe, Adalimumabe e Etanercepte, que já vem sendo produzidos pela instituição. Desde 2012, o Instituto Vital Brazil já entrega para o Sistema Único de Saúde (SUS) os medicamentos Rivastigmina, para o Mal de Alzheimer, e o Mesilato de Imatinibe, para Leucemia Mielóide Crônica (LMC) e Câncer do Estroma Gastrointestinal.
Segundo o Ministro Alexandre Padilha, o objetivo é alcançar a produção 100% nacional, pois a compra desses medicamentos, de última geração e alto custo, gera um gasto anual para o Ministério da Saúde de R$ 1,8 bilhão e a produção nacional deverá gerar uma economia anual de R$ 225 milhões. 
Os medicamentos biológicos são mais eficazes em relação aos medicamentos tradicionais de síntese química e aumentam as possibilidades de sucesso no tratamento, principalmente para doenças crônicas. São produzidos a partir de material vivo e manufaturados a partir de processos que envolvem medicina personalizada e biologia molecular.
Imagem: Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário