terça-feira, 30 de julho de 2013

VITAL BRAZIL INAUGURA O 1º BIOTÉRIO ESPECIALIZADO EM MICRURUS NO BRASIL


O biotério tem a missão de estudar e desenvolver o manejo e reprodução das cobras corais
O Instituto Vital Brazil (IVB) inaugurou o primeiro Biotério especializado para a criação de Micrurus no Brasil. O objetivo é criar condições para o desenvolvimento e manejo adequado da cobra-coral para produção de veneno, fabricação do soro e reprodução do gênero. Por falta do veneno o soro ainda não é produzido no IVB.
As serpentes do gênero micrurus, chamadas de cobra coral, possuem uma peçonha neurotóxica, ou seja, atinge o sistema nervoso, com dormência na área da picada, problemas respiratórios e caimento das pálpebras, o que pode levar uma pessoa adulta a óbito, em poucas horas. De acordo com dados da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS, acidentes com Corais, correspondem a 0,7% dos 26.905 casos registrados no Brasil (incidência de acidentes ofídicos registrados no Brasil, 2008).
Segundo o pesquisador e responsável pelo projeto, Carlos Correa Neto, “o ponto principal é a criação de um ambiente climatizado que propicie a sobrevida das espécies que ainda é muito baixa no país”. Além da reprodução, espera-se construir um plantel de serpentes do gênero micrurus representativo da região sudeste do Brasil. Esses animais serão usados para a produção de veneno que deverá suprir outros novos projetos no campo da toxinologia e também como material científico para estudos da biologia geral dessa serpente.
Fonte:IVB
Imagem: Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário