sexta-feira, 20 de setembro de 2013

TROQUE O DETERGENTE POR SABÃO: A NATUREZA AGRADECE

A água potável é indispensável para nossa vida. No entanto, esse bem está sendo comprometido pela poluição descontrolada dos rios.
Até mesmo o simples ato de limpar a casa pode nos levar a contribuir para aumentar o problema. O uso do detergente é uma das causas da poluição da água. Uma pequena quantidade do produto já compromete o meio ambiente. Mas quem de nós não ‘exagera na dose’ para garantir que louças e panelas vão ficar livres de toda a gordura?
Chegando ao rio, esses detergentes se acumulam na superfície impedindo a oxigenação da água, afetando as bactérias aeróbicas e comprometendo todo ciclo natural do meio-ambiente. Uma atitude ecologicamente mais correta seria trocar o detergente por sabão em barra. Isso porque na água existem microorganismos que produzem enzimas capazes de quebrar as moléculas mais simples dos sabões. Porém, essas enzimas não atuam nas moléculas dos detergentes, que permanecem na água causando a poluição.
Para ser distribuída nas áreas urbanas, a água passa por um grande processo de tratamento. No entanto, a fauna ribeirinha, como as aves, sofrem as consequências. Em contato com os detergentes suas penas perdem a secreção oleosa, que as impede de molhar. Ao entrar na água, suas penas encharcam e com o peso, elas tendem a afundar e morrerem afogadas.
Imagem: sosriosdobrasil.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário