sábado, 26 de outubro de 2013

ATIVIDADE FÍSICA MELHORA DESEMPENHO ESCOLAR

Estudantes que praticam atividade física desenvolvem maior capacidade de atenção na sala de aula e nos estudos de casa, o que resulta em melhora no rendimento escolar.
Este é o resultado de um estudo feito por pesquisadores holandeses, após analisarem mais de 800 artigos científicos sobre o tema. Além de melhorar o desempenho escolar, os exercícios físicos previnem a obesidade e as doenças cardiovasculares na vida adulta, promovem a socialização e ensinam bons hábitos de vida aos praticantes.
Todos esses são bons motivos para que os pais estimulem seus filhos a praticá-los e as opções são muitas.
A natação pode ser praticada a partir dos 6 meses de idade. É um excelente esporte, pois aumenta a resistência do organismo ajudando na prevenção e recuperação de doenças como asma e bronquite.
O futebol, basquete, vôlei desenvolvem a coordenação motora, noções de espaço, tempo e ritmo, sociabilidade e confiança. Para saber qual a melhor idade para começar a praticá-los, veja se a criança tem o interesse e a habilidade necessária ao esporte.
A ginástica é indicadas a partir dos 6 anos de idade. Desenvolve força muscular, coordenação, equilíbrio, velocidade, habilidades psicomotoras, flexibilidade, noções de espaço, tempo e ritmo e aumentam a resistência do organismo.
As artes marciais desenvolvem o caráter e a disciplina. Estimulam o equilíbrio, flexibilidade, agilidade, lateralidade, noções de espaço e tempo e coordenação motora. Indicadas a partir dos 4 anos.
A corrida desenvolve agilidade, coordenação motora, velocidade, noções de tempo, ritmo e espaço, força e confiança. Em geral, é iniciado na idade escolar.
Especialistas alertam que a prática esportiva deve ser estimulada na criança sempre de forma lúdica. Além disso, eles afirmam que a ajuda do pediatra é importante para avaliar as fases do desenvolvimento infantil e a atividade física recomendada para cada etapa.
Imagens:
www.webrun.com.br
www.webrun.com.br
delas.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário