sexta-feira, 14 de março de 2014

ÓLEO DE PALMA – UM BEM, UM MAL?

Estudos comprovam que o óleo de palma, rico em antioxidantes e vitaminas, contribui no combate a doenças como infarto, AVC, dentre outras. No entanto, o plantio indiscriminado e excessivo da planta vem comprometendo, de maneira agressiva, o meio ambiente.

Mais de meio milhão de pessoas já se manifestaram contrários a produtos feitos com a destruição de florestas. Apesar disso, muitas empresas ignoram os apelos de seus consumidores e continuam adquirindo matéria prima de fornecedores que agridem o meio ambiente.
Uma dessas matérias primas é o óleo de palma que está presente em incontáveis produtos do nosso dia a dia, desde os de higiene pessoal até os alimentícios, como os salgadinhos e as sopinhas de bebê. Um dos casos mais graves apresentados pelo Greenpeace é a devastação de uma grande área da floresta da Indonésia para extração do óleo de palma. O local serve de habitat para vários animais ameaçados de extinção como os orangotangos e o tigre-da-sumatra. Estudos dão conta de que, se a extração do óleo de palma continuar no ritmo atual, daqui há 10 anos, a Indonésia e a Malásia não terão mais terras cultiváveis.
De que forma o Brasil pode ser afetado pelo plantio da palma 
No Brasil, os estados do Pará, Amapá e Bahia são os maiores destaques no plantio da palma. Com a intenção de limitar a plantação às áreas já degradadas da Amazônia Legal, o governo Federal criou, em 2010, o Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma no país. No entanto, o Greenpeace alerta que a iniciativa não garante a integridade do meio ambiente, na região. Segundo a ONG, apesar do programa, o plantio pode gerar desmatamento indireto forçando outros setores como gado e alimentos para áreas cobertas da floresta ameaçando a biodiversidade da Amazônia.
Uma forma de proteger o meio ambiente é o consumidor optar por marcas que obtêm insumos de palma com selo de certificação RSPO. Essa atitude pode levar outras empresas a buscarem fornecedores que não contribuem para o desmatamento por conta da palma.
Imagens: www.nossofuturoroubado.com.br
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário