quarta-feira, 7 de maio de 2014

“CONHECE-TE A TI MESMO E CONHECERÁS O UNIVERSO E OS DEUSES”


Ruínas de Delfos

Em 650 a.C, inscrição na entrada do templo de Delfos apontava a importância do autoconhecimento 
O ser humano é ávido por conhecimento. Ele viaja enormes distâncias para conhecer o mundo. Cientistas exploram o espaço e mergulham nas profundezas dos oceanos. No entanto, poucos investem em conhecer a si mesmo, apesar da necessidade de se auto conhecer seja recomendada, há mais de dois mil e seiscentos anos.
No ano de 650 aC, a frase “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses” era a inscrição que se lia na entrada do Oráculo de Delfos, templo dedicado a Apolo, deus da luz e do sol, na mitologia grega.
“Conhece-te a ti mesmo” tornou-se a base da filosofia de Sócrates, (479-399 a.C.) que focou a busca de conhecimentos no homem e suas ações. O filósofo considerava o autoconhecimento como ponto de partida para uma vida equilibrada e feliz, além de ser a chave para outros conhecimentos. Visto desta forma o autoconhecimento deveria ser ensinado às crianças desde muito pequenas.
No século XX, Jiddu Krishnamurti, (1895-1986) também aponta o autoconhecimento como principal fundamento da educação. Com esse propósito, ele criou escolas na Índia, na Inglaterra e nos Estados Unidos onde a excelência acadêmica está presente, mas o despertar dos estudantes para a observação e o entendimento  dos seus condicionamentos é o grande compromisso.
Segundo o educador “A escola é um lugar onde se aprende sobre a totalidade e a plenitude da vida. É um lugar onde tanto o professor quanto o aluno exploram, não só o mundo exterior, o mundo do conhecimento, mas também seu próprio pensamento, seu próprio comportamento”.

Sócrates - filósofo grego

Jiddu Krishnamurti - filósofo educador do séc. XX






















Imagens: Ruinas de Delfo – Wikipédia
                Sócrates -  kitpedagogicogt.blogspot.com
                Krishnamurti - www.jiddu-krishnamurti.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário