quarta-feira, 18 de junho de 2014

COPA DO MUNDO - 1ª RODADA

Na última segunda-feira, chegou ao fim a 1ª rodada da Copa do Mundo. Ela foi marcada por algumas surpresas, como as goleadas da Holanda sobre a Espanha, por 5 X 1, de virada, e da Alemanha sobre Portugal, por 4 X 0, e por uma zebra, a vitória da Costa Rica por 3 X 1 sobre o Uruguai. Algumas seleções de quem se esperava grande futebol passaram sufoco, como a Bélgica, com um triunfo suado por 2 X 1 sobre a Argélia, de virada, e a Argentina, com dificuldades para superar pelo mesmo placar a Bósnia, única estreante em Mundiais nesta edição. 
O Brasil superou a Croácia, em um jogo muito difícil, por 3 X 1, com um erro crucial da arbitragem, marcando pênalti inexistente sobre Fred, convertido por Neymar, quando o jogo estava empatado. Outras partidas também tiveram erros de arbitragem graves, como México 1 X 0 Camarões, em que os vencedores tiveram 2 gols legais indevidamente anulados por impedimento.
A fase não é mesmo boa para Portugal, de Cristiano Ronaldo: além de ter o zagueiro Pepe expulso, após agressão a Thomas Müller, o lateral-esquerdo Fábio Coentrão está definitivamente fora da Copa. Ele sentiu uma lesão na parte posterior da coxa direita durante a partida.
O atacante Samuel Eto'0, de Camarões, também tem situação delicada: com uma lesão no joelho direito, o jogador, principal craque da equipe africana, será desfalque nesta terça-feira, contra a Croácia, pela segunda rodada do Grupo A, e pode estar mesmo definitivamente fora da Copa.
As duas seleções que me impressionaram muito positivamente nesta 1ª rodada foram a Holanda, pela excepcional organização tática, e a Alemanha, pelo mesmo motivo e também pelo belo futebol, com o talento de jogadores como Thomas Müller e Mesut Özil.
A Espanha, tida antes de sua desastrosa estreia contra os holandeses, como grande favorita ao bicampeonato, se enrolou um pouco em um grupo complicado, que conta ainda com a boa equipe chilena e a Austrália. Portugal também decepcionou, não por perder para a Alemanha, o que na minha visão era mesmo esperado, mas pelo futebol que (não) apresentou e pela forma como perdeu.
Ainda na última terça-feira, tivemos a partida de abertura da 2ª rodada da Copa-2014, com o empate sem gols entre Brasil e México. O goleiro Ochoa teve excepcional atuação, com incríveis defesas que impediram a vitória brasileira. Os comandados de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, precisam apresentar muito melhor futebol do que o mostrado nestas duas primeiras partidas se quiserem alcançar algo grande na competição disputada em casa.
Imagem: puclabdesign.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário