quarta-feira, 2 de julho de 2014

COPA DO MUNDO - OITAVAS-DE-FINAL

Chegaram ao fim as oitavas-de-final da Copa-2014. Desde que a disputa da maior competição do futebol mundial começou a acontecer com essa fase, em 1986, nunca cinco das oito partidas foram definidas na prorrogação, como nesta edição. O recorde anterior era de quatro prorrogações, no Mundial de 1990, na Itália.
O Brasil superou o Chile, nos pênaltis, por 3 X 2, após um empate por 1 X 1 no tempo normal e na prorrogação. A equipe de Felipão continua jogando muito mal e precisa melhorar muito, como venho insistindo aqui a cada rodada. Uma coisa incompreensível é a insistência do treinador em escalar o meia-armador Oscar na ponta, deixando o time sem essa importante figura e na dependência de lançamentos de Thiago Silva e David Luiz da zaga para o ataque. Realmente não há como entender isso.
A Colômbia venceu o Uruguai, por 2 X 0, com dois gols do camisa 10 James Rodríguez, agora o artilheiro da Copa, com 5. O primeiro gol do craque dos Cafeteros e do Mônaco pode ter sido o mais bonito deste Mundial até o momento. A equipe colombiana, com o talento de jogadores como o já citado James Rodríguez e Guillermo Cuadrado, entre outros, já é a melhor equipe do país em Copas, superando a equipe de 94, com Valderrama, Rincón e Asprilla, sendo a primeira seleção colombiana a alcançar as quartas-de-final.
A França, em um jogo de baixíssimo nível técnico, venceu a Nigéria, por 2 X 0, com gols de Pogba e Yobo, contra.
A Alemanha, num jogo de boa qualidade e muito corrido, superou a Argélia, na prorrogação, por 2 X 1, após um 0 X 0 no tempo normal, com gols de Schürrle e Özil, enquanto Djabou descontou. A equipe europeia teve muita dificuldade para furar o fortíssimo bloqueio dos norte-africanos, mas foi recompensada pela qualidade.
A Holanda venceu o México, por 2 X 1, de virada, com gols de Sneijder e Huntelaar, de pênalti, enquanto Giovanni dos Santos marcou, para Los Ratones Verdes". A derrota deveu-se em grande parte à covardia do treinador mexicano, Miguel Herrera, que realizou substituições que recuaram totalmente a equipe e chamaram a qualificada Holanda para cima.
A Costa Rica faz história: com um triunfo sobre a Grécia, por 5 X 3, nos pênaltis, após um empate por 1 X 1 no tempo normal e na prorrogação, e avança pela primeira vez na história às quartas-de-final. A equipe centro-americana jogou com um jogador a menos desde os 20 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Óscar Duarte, que já tinha cartão amarelo, foi expulso.
A Argentina, na prorrogação, superou a Suíça, por 1 X 0, com gol de Di María, após excepcional passe de Messi. Os sul-americanos jogaram bem, mas tiveram enorme dificuldade de furar o fortíssimo bloqueio defensivo dos europeus, que ainda foram bastante violentos durante toda a partida, com grande conivência do árbitro sueco. Declaro aqui considerar um completo absurdo a escalação de um árbitro sueco para um jogo da Suíça, pois o mesmo mostrou-se completamente imparcial.
Em outro jogo bastante emocionante, a Bélgica superou, também na prorrogação, os EUA, por 2 X 1, após um 0 X 0 no tempo normal, com gols de De Bruyne e Lukaku, que entrou na volta do segundo tempo para a prorrogação, enquanto Julian Green, que também entrou durante o jogo, marcou para os americanos.
Reitero aqui considerar até o momento, com raríssimas exceções, muito baixo o nível técnico desta Copa, exemplificado por exemplo pelos desde o início bizarros lances que resultaram no segundo gol da França contra a Nigéria, quando, no começo da jogada, um jogador da equipe africana estava com a bola dominada, sem nenhuma pressão, e poderia sair jogando ou tocar para algum companheiro, mas inexplicavelmente, jogou a bola para escanteio, cobrado curto por um jogador francês. O jogador que recebe o passe cruza, forte demais, o atacante fura, e um zagueiro nigeriano, à esquerda do atacante, que se deixasse a bola apenas passar sem tocar, veria ela sair do outro lado, chuta para trás, marcando gol contra. Toda aquela jogada foi a mais absurda que já vi em minha vida.
Os confrontos das quartas-de-final estão marcados e são os seguintes: Brasil X Colômbia; França X Alemanha; Holanda X Costa Rica; Argentina X Bélgica. Esses confrontos acontecem na sexta-feira, os dois primeiros, e no sábado, os dois últimos. Acredito que Brasil, Alemanha, Holanda e Argentina são os favoritos. Mas reitero que apesar do favoritismo, o Brasil precisará apresentar o bom futebol que ainda não apresentou até agora para passar pela forte equipe colombiana, ainda muito superior ao Chile, que deu tanto sufoco na equipe canarinho no último sábado.
Imagem: puclabdesign.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário