quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ÁGUA NO SUDESTE BRASILEIRO: DA ABUNDÂNCIA A ESCASSEZ


Rio Amazonas
No Brasil, várias gerações cresceram ouvindo que a bacia Amazônica é a maior reserva hídrica do Planeta e que em seus rios correm 21 % da água doce mundial. Aprenderam, também, que vários outros rios importantes garantiam a oferta de água doce, nas demais regiões. A seca era estudada como um problema local no sertão nordestino cuja solução, na verdade, nunca foi levada a sério, pelos governantes.
Essa fartura, que parecia infinita, não foi cuidada para garantir sua preservação. Ao contrário; com o 
crescimento desordenado dos centros urbanos, os rios passaram a servir como via para a condução de esgotos o que impossibilita a captação da água para consumo. Além disso, muitos rios pequenos vêm desaparecendo em função do forte desmatamento, da erosão e da poluição constante em suas nascentes.
Hoje vivemos uma séria crise de abastecimento de água que atinge os dois mais importantes estados brasileiros: São Paulo e Rio de Janeiro. Estudos apontam que os rios Pinheiros e Tietê bastariam para atender o abastecimento de água da capital paulista, se não estivessem comprometidos pela poluição e falta de saneamento. O estado do Rio de Janeiro e as cidades cortadas pelo rio Paraíba do Sul também estão pagando o preço dos maus tratos impingidos ao rio, do qual são muito dependentes. Perdida a ‘área de conforto’ é hora de cada um fazer a sua parte. O uso sustentável da água deverá estar presente no cotidiano de todos nós. Além de reduzir o consumo no dia a dia, existe a possibilidade de instalação doméstica de sistema para reuso da água e captação de água de chuva. Além de uma mudança radical na forma do governo tratar das questões ambientais deste país, uma importante iniciativa seria equipar os prédios de instituições públicas de forma a transformá-los em edificações sustentáveis, com todos os equipamentos que proporcionam economia de água e geração de energia, já existentes no mercado. Este seria um bom exemplo que estimularia a adesão de empresas privadas nessa luta pela preservação do meio ambiente.
Além dessa vasta malha hidrográfica a natureza ainda presenteou o Brasil com uma extensa reserva de água subterrânea: o Aquífero Guarani. E essa dádiva também se encontra ameaçada. Disso nós vamos falar em breve. 

Rio Tietê

Rio Paraíba do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário