quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O PAPEL DA EDUCAÇÃO E DO PROFESSOR NA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE

Por mais de cinquenta anos, o filósofo e educador Jiddu Krishnamurti viajou por vários países proferindo palestras públicas sobre temas pertinentes à vida humana. A educação foi um assunto ao qual ele muito se dedicou. Krishnamurti considerava que o propósito da educação não deve ser apenas o de preparar os jovens para serem aprovados em exames. Ele dizia: “A verdadeira educação deve produzir liberdade, amor, o florescimento da bondade e a completa transformação da sociedade”. Para aplicar essa visão inovadora ele fundou escolas na Índia, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Em suas palestras ele afirmava que o papel do professor é de primordial importância na civilização.

Abaixo, trechos de algumas palestras.

"O professor precisa estar além dos limites da sociedade e de suas exigências para ser capaz de criar uma nova cultura, uma nova estrutura, uma nova civilização; mas atualmente estamos apenas preocupados com a técnica de como educar um menino ou menina sem cultivar a inteligência do professor - o que me parece completamente fútil. Estamos agora principalmente preocupados em ensinar uma técnica e aplicar esta técnica à criança e não com o cultivo da inteligência, que a ajudará a lidar com os problemas da vida".

"É possível proporcionar o ambiente certo, as ferramentas necessárias e tudo mais, porém o importante é o educador descobrir o que significa toda esta existência. Porque vivemos, lutamos, educamos, porque existem guerras, discórdia permanente entre os seres humanos? Estudar todo esse problema e pôr nossa inteligência em ação é seguramente a função de uma verdadeiro mestre".

“O professor que está se dedicando, crescendo, despertando a inteligência na criança porque está cultivando a inteligência em si mesmo, tal professor tem o lugar principal na civilização. Afinal, as grandes civilizações estiveram baseadas em professores, não em engenheiros e técnicos. Os engenheiros e os técnicos são absolutamente necessários, mas aqueles que despertam a inteligência moral e ética são obviamente de primordial importância”.

Quem é Jiddu Krishnamurt? 
Ele nasceu no sul da Índia em 1895 e faleceu em 1986, nos Estados Unidos. Foi educado na Inglaterra pela Sociedade Teosófica, da qual se desligou em 1929. A partir desse episódio, a obra de Krishnamurti começa a espalhar-se pelo mundo, graças às suas conferências públicas e aos acampamentos anuais.
A partir dos anos 60, seu trabalho como palestrante passou a ser gravado e posteriormente filmado e transformado em livros. Sendo assim, todos os seus ensinamentos podem ser encontrados na forma de livros e DVDs, sem nenhuma alteração ou deturpação. Eles abrangem a Psicologia, a Filosofia, a Pedagogia, a Física Quântica e a Metafísica. O estudo de sua obra está incluído no currículo de 180 universidades da América
Krishnamurti e estudantes da Oak Grove Scholl - Califórnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário