terça-feira, 14 de outubro de 2014

O USO EXAGERADO DE ANTIBIÓTICOS, O FRANGO E AS SUPERBACTÉRIAS

Com a alta de preço da carne de boi, é natural que as pessoas a substituam pelo frango, que é considerado mais saudável que a carne vermelha. Mas é preciso cuidado na hora de escolher o ‘franguinho’ nosso de cada dia. 
No programa Em Pauta, na Globo News, alguns dias atrás, o jornalista Jorge Pontual falou sobre o aumento de pessoas infectadas pelas superbactérias no mundo, em função do uso indiscriminado de antibióticos. O jornalista lembrou que, além do antibiótico que usamos para tratar doenças, também ingerimos, muitas vezes sem saber, esse medicamento na alimentação. Pontual citou o caso do frango que é alimentado com ração onde é adicionado antibiótico. O medicamento, que deveria ser usado apenas em caso de doenças, é utilizado também para acelerar o crescimento da ave.


No Brasil, o uso de antibiótico em aves e outros animais para abate ainda é permitido. Mas em relatório de 2008, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) demonstrou que o uso indiscriminado do medicamento aumentava a resistência de certas bactérias e, a partir de 2013, a Agência Reguladora de Remédios dos EUA (FDA) deu início a uma política de redução no uso de antibióticos nas carnes. 
Segundo o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, hospital de referência nacional em doenças infectocontagiosas, a utilização exagerada de antibióticos é considerada uma das principais causas da onda de “superbactérias” pelo mundo. 
Um relatório da Organização Mundial de Saúde apontou que as pessoas estão morrendo de infecções simples, que eram tratáveis há décadas. “Essa grave ameaça já não é uma previsão, mas uma realidade em cada uma das regiões do mundo e todos, independentemente da idade e do país, podem ser afetados”, alertou o subdiretor-geral da OMS para a Segurança Sanitária, Keiji Fukuda.


Para quem deseja diminuir a cota de antibiótico no organismo é bom saber que dos 4 tipos de frango encontrados nos supermercados brasileiros, apenas um é livre de antibióticos. O frango convencional é o que recebe maior dose do medicamento que é usado tanto como prevenção quanto para tratamento de doenças. O frango orgânico, assim como o caipira recebem antibióticos só em caso de tratamento de doenças. Apenas as aves tratadas com medicamentos fitoterápicos e probióticos são classificadas como ‘livres de antibióticos’.
Imagens: uipi.com.br / fenata.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário