terça-feira, 4 de novembro de 2014

OAB-NITERÓI ADERE À CAMPANHA 'NOVEMBRO AZUL'

Preocupada com a saúde dos advogados e da população, a OAB Niterói aderiu à campanha mundial denominada “Novembro Azul”, no país comandada pela Sociedade Brasileira de Urologia. No próximo dia 17 de novembro, às 18 horas, a entidade promoverá palestra com o tema “Diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata”, a ser ministrada pelo médico Paulo Roberto Magalhães Bastos, membro da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, diretor da Seccional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Urologia e do Departamento de Andrologia da SBU-Nacional. 
Coordenada pelas Comissões de Ação Social e Saúde, presidida por Ana Cecília Cardoso, e de Apoio à Terceira Idade, por Waldenir Bragança, a iniciativa tem o apoio da Federação das Associações e Moradores do Município de Niterói (Famnit) e do Departamento de Cultura e Eventos da OAB Niterói, dirigido por Hélio Consídera. 
“A proposta é nos engajarmos nesta campanha de esclarecimento e orientação, visando à prevenção do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das maiores causas de morte da população masculina. Além da palestra, a distribuição dos folhetos explicativos destacará a importância do exame de PSA”, explica o advogado e médico Waldenir Bragança. 
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. 
De acordo com o presidente da SBU, Carlos Eduardo Corradi Fonseca, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis.
Imagem: www.accamargo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário