sábado, 1 de novembro de 2014

OUTUBRO ROSA – AGRADECIMENTO AOS PIONEIROS

Neste primeiro dia do mês de novembro quero agradecer aos pioneiros do
movimento ‘Outubro Rosa’ que, todos os anos, vem dando
destaque mundial à importância da prevenção do câncer de mama.
O Outubro Rosa surgiu de ações isoladas nos Estados Unidos e levou o Congresso Americano a decretar outubro como o mês de prevenção da doença.
Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, evento que, desde então, acontece todos os anos. Assim nasceu o símbolo do movimento.
A ideia se espalhou pelo mundo com ações direcionadas à prevenção pelo diagnóstico precoce. Inicialmente os laços rosa enfeitavam as cidades; depois monumentos e prédios públicos passaram a receber iluminação cor-de-rosa, uma forma bonita para que o Outubro Rosa ficasse bem visível para a população.
No Brasil, o primeiro monumento a ser iluminado foi o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo, em 2002. Em 2008, o Outubro Rosa desembarcou definitivamente no país iluminado monumentos históricos como o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro. No Paraná, até as águas das Cataratas da Foz do Iguaçu ficaram cor de rosa. Assim, a iluminação rosa tornou-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo.
Ontem essas luzes se apagaram. Que em 2015 elas retornem acendendo, novamente, essa chama rosa na consciência de cada um de nós
Imagens: sinticesb.com.br / sealbag.com.br / moniquecheker.blogspot.com 






 



Nenhum comentário:

Postar um comentário