quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PUBLICIDADE PARA CRIANÇAS: COMO RESOLVER ESSA POLÊMICA?


A aprovação, em abril/2014, de uma resolução que considera abusiva a publicidade infantil foi elogiada por pais, mas contestada por anunciantes e pela mídia. A polêmica acabou sendo o tema da redação do último ENEM.

Que as crianças não têm maturidade suficiente para se protegerem da persuasão exercida pela publicidade maciça nos meios de comunicação é uma verdade. Como também é verdade que a propaganda, cheia de atrativos, seduz os pequenos desavisados. Mas daí a pensar que proibir sua veiculação vai resolver o problema, a meu ver, é um engano. Proibir, nunca foi um bom caminho para a formação de um jovem. O que prepara o jovem e dá discernimento entre o certo e o errado, o possível e o impossível é a Educação. E esse é o papel dos pais: educar.
As crianças desse ‘novo tempo’ estão crescendo em meio a muita proibição e pouca compreensão. E essas proibições estão sendo ditadas por outras autoridades, e não pela família. A escola proíbe o uso do celular em sala de aula. Mas será que funciona? O jovem educado para perceber a importância de estar atento às aulas não desligaria o aparelho por conta própria? Isso, sem contar que, muitas vezes, os mesmos pais que apoiam determinadas interferências do governo em um setor, estimulam seus filhos a descumprirem outras. Quem não conhece um pai/mãe que entrega chave de carro ao filho menor de idade? Pois é!
Também, é preciso atentar que não é só a publicidade que influencia a criança. Na escola ele vai conviver com outras crianças; vai vê-las com brinquedos e objetos e pode desejá-los também. Os pais vão solicitar que a escola proíba as crianças de levarem brinquedos?  Ou vão conversar com o filho mostrando que nem tudo que ele vê ele precisa ter. Qual a diferença entre esta situação e a publicidade na mídia?
Para muitos pais dar limites não é uma coisa fácil. Com poucas horas diárias de convívio com os filhos eles evitam confrontos e tornam-se permissivos. Esta atitude acaba produzindo adultos insaciáveis em seus desejos. A psicoterapeuta inglesa Asha Phillips, afirma: "Pais que se recusam a dizer não nos momentos apropriados estão roubando de seus filhos a capacidade de exercitar suas emoções".
Imagens: cassiomd.blogspot.com / amaternidademefascina.com
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário