segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CURSO DE DEGUSTAÇÃO DE CHAMPAGNE E ESPUMANTES FRANCESES NA ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI




Com o professor e produtor francês Ronan Kerrest

5 de dezembro
às 19h

Duração: 2h30

Que tal descobrir realizar uma viagem cultural na França do vinho, conhecer a técnica de fabricação do vinho de Champagne e aprender as técnicas básicas de degustação de vinhos espumantes e Champagne?

4 vinhos franceses espumantes (dentro deles um Champagne), acompanhados de pão, queijos, legumes, frutas, bolos etc.

Inscrições na Aliança Francesa de Niterói: Até 2 de dezembro
Para maiores de idade.

LOCAL: Aliança Francesa de Niterói - Rua Lopes Trovão 52 – 2º andar - Icaraí Niterói – RJ / 2610-3966

Maiores informações:
Aliança Francesa de Niterói
Rua Lopes Trovão, nº52 – Icaraí.
Fone: 2610-3966

direcao@afniteroi.com.br
www.afniteroi.com.br
www.facebook.com/afniteroi

Sobre Ronan Kerrest:
UM MISSIONÁRIO DO VINHO FRANCÊS

Cheguei no Brasil em abril de 2011. Trazia na bagagem algumas garrafas de vinho e um sonho - ensinar os brasileiros a apreciar o vinho francês. Comecei a oferecer aulas de degustação em pequenas turmas montadas em restaurantes, cafés e nas salas da Aliança Francesa. No início trabalhava só no sul, em cidades como Curitiba, Porto alegre e Florianópolis, onde decidi me estabelecer. Hoje, 3 anos depois, já realizei 190 cursos e degustações, em  28 cidades das regiões sul, sudeste e centro oeste, para mais de 3.800 alunos.
Meu curso dura cerca de 3 horas durante as quais ensino técnicas de degustação e indico os caminhos para se apreciar um bom vinho. Nesta viagem visitamos 5 destinos da França. São oferecidos aos alunos 5 vinhos de diferentes regiões, com os rótulos escondidos - assim, com degustação às cegas, fica mais fácil identificar os aromas e os sabores. Muitos alunos já fizeram o curso várias vezes porque sempre querem se surpreender mais e mais nessa viagem fascinante que o vinho proporciona.
Passo muito tempo viajando, conhecendo o país e descobrindo o gosto dos brasileiros, por isso me considero um missionário do vinho francês.
A primeira  vez que estive no Brasil foi em 2002 como representante do departamento (tal como um estado da federação, aqui no Brasil) da Seine Saint Denis para participar do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Fiquei encantado com a gentileza do povo brasileiro. Voltei como turista outras 8 vezes.
Na França, eu era funcionário público concursado. Em 2008 eu decidi assumir por conta própria a missão de divulgar o vinho francês no Brasil e preparei minha chegada e o dossiê de visto.  Deixei a  França para realizar o meu sonho e fazer dele a atividade que gosto mais, falar do vinho que com sua enorme diversidade pode conquistar o povo brasileiro. 
O vinho sempre fez parte da minha vida. Menino vivi em meio aos vinhedos da minha família, em Aubais, no sul da França. Passei a infância e adolescência acompanhando e ajudando meu avô a cuidar dos pés de uva Grenache e Syrah e aprendendo a produzir vinho. Estudei também sobre degustação em diversas escolas. Depois que deixei a casa dos meus pais, minha mãe continuou cuidando dos vinhedos. 
Tenho planos de continuar no Brasil - aqui tenho muitos amigos e negócios e aprendi a amar esta terra. A emoção de acordar e ver o mar da janela do meu apartamento, em Florianópolis, só é superada pela lembrança dos homens e mulheres que vivem do savoir faire do vinho francês. É por eles que estou aqui. Para compartilhar isso com os brasileiros que estou aqui.
Ronan Kerrest
https://www.facebook.com/vinfrancais.aubresil

Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói 

Nenhum comentário:

Postar um comentário