domingo, 4 de janeiro de 2015

FÉRIAS ESCOLARES E PAIS TRABALHANDO. COMO FICAM AS CRIANÇAS?

Nem todos os pais podem se afastar do trabalho durante o mês de janeiro. Com as escolas fechadas é importante que eles busquem atividades que possam ocupar seus filhos de forma inteligente e bem aceita pela criança.
Nos dias de hoje uma tarefa difícil, porém necessária, é motivar a criançada para que ela troque os apelos do computador e da televisão por outro tipo de lazer.
A criança precisa ter conhecimento de que o corpo não pode ficar parado em uma única posição por longo tempo e que horas a fio em frente a uma telinha (ou telona) traz consequências que podem ser daninhas, principalmente para a visão e a coluna. Daí a importância de, durante as férias, dar a ela a oportunidade de sair de casa, mexer o corpo e experimentar atividades novas e até desafiadoras.
Caso a família conte com alguém que possa sair com a criança, fazer um roteiro, construído em conjunto, onde constem visitas a praias ou parques, museus, bibliotecas, livrarias, cinema e teatro. Existe, inclusive, uma gama de programas infantis gratuitos e de qualidade que podem ser agendados. Há também a opção de inscrever a meninada em colônias de férias organizadas por clubes e associações. Nessas colônias as crianças fazem de tudo um pouco: esportes, caminhadas, oficinas de arte e passeios. Em alguns clubes com área verde disponível, o arvorismo pode estar na programação. As atividades circences também são oferecidas e costumam agradar muito.
Para os fins de semana, a família pode se reunir em busca que atividades prazerosas, que saiam da rotina diária. Se o tempo estiver ensolarado, nada melhor do que curtir um dia ao ar livre.
O piquenique, uma prática comum na Europa, mas pouco explorado no Brasil, pode ser muito bem recebido pela criançada.
A festa começa com os preparativos do lanche, a arrumação da cesta e a escolha do local, sempre com a participação da criança. O adulto pode pensar em alguns objetos-surpresa para animar o programa. Quem sabe uma lupa para observar a natureza?
Na praia ou em um parque sempre é possível procurar formigas e outros pequenos animais pelo chão ou subindo no tronco das árvores. Um binóculo também pode fazer sucesso. Uma máquina fotográfica, que possa ser usada pela criança, não pode faltar. Se o local for livre de fiação elétrica exposta, uma cafifa (pipa) pode agradar. Poucas crianças não se entusiasmam com essa brincadeira secular.
Pais e filhos merecem um mês de janeiro feliz. As opções são muitas e a decisão deve ser tomada sempre em conjunto.
Texto: Maria Lucia Sardenberg
Imagem: www.mundodastribos.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário